AMIGOS DO ZÉ MACACO

quarta-feira, 5 de maio de 2010

DESMAME DE POTROS


Os potros normalmente são desmamados aos cinco meses de idade, mas algumas raças o fazem aos três ou quatro meses de idade.
Devemos analisar o desenvolvimento do potro e o seu aspecto em geral.
Potros muito grandes que tem dificuldade em mamar, se curvando muito, abrindo as mãos para conseguir mamar devem ser desmamados mais cedo para não terem seus aprumos prejudicados desde cedo.
Outro ponto fundamental é com relação á égua.
O leite da égua possui todas as qualidades que o potro precisa até os três meses de idade, ou seja três meses de lactação. Até três meses de lactação o potro deve obrigatoriamente mamar. Depois dessa idade o criador deve observar o tamanho do potro em relação à sua mãe e o manejo na fazenda.
Até os três meses de idade o potro deve receber uma suplementação de ração em cocho reservado ( creep ) para que ele possa comer ração balanceada e já ir se acostumando com a desmama que ocorrerá de forma suave ou brusca.
A desmama de forma mais suave é aquela em que o potro é retirado da mãe todos os dias pelo menos uma vez ao dia ( existem fazendas que o fazem por mais de uma vez ) e é deixado numa baia ao lado da égua ( mãe ) e come ração separada, por duas horas por dia, até que se vai aumentando o tempo e o número de separações. O potro fica tão acostumado com isso que aos poucos vai diminuindo as mamadas e fazendo isso ele poupa a égua que diminui a produção de leite ( que em alguns casos pode chegar a 15 litros por dia ).
O modo brusco de desmama é aquele em que o potro é retirado da mãe de uma só vez e é colocado em uma baia ( ideal desmamar vários potros juntos ) isolado e longe da mãe.
É dado capim, ração, mineral e água ( nutrição normal de qualquer cavalo ) e deixado alguns dias longe da mãe. Depois então ele pode ser colocado em um piquete junto aos outros potros da mesma idade que ele.
Neste primeiro dia de separação é interessante colocá-lo em uma baia fechada ou em um piquete com boa proteção para que ele não pule e se machuque. O ideal é que se coloque vários potros juntos para que não fiquem tão estressados.
A égua deve ficar longe do potro para que ele não escute o relinchar desta e vice versa.
Normalmente no primeiro dia de desmame ele não comerá nada se não tiver costume,mas se já tiver recebendo ração no creep já há algum tempo então ele poderá demonstrar algum interesse e comer alguma coisa.
Algumas indústrias de ração tem produtos específicos para a fase que compreende de 0 a 3 meses de idade. Outras indústrias apenas de 0 a 6 meses.
Existem variações e as quantidades de proteína variam também.
O mais recomendável é procurar a ajuda de um profissional qualificado em nutrição para fazer o acompanhamento do potro.
Normalmente as indústrias de ração fornecem este profissional para acompanhamento ou um técnico treinado neste quesito.


Paulo Sérgio de Oliveira Marius
Médico Veterinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário